Inscrições nas unidades do SESC e na Fundação Casa Grande
Preço único: R$ 5,00
Informações: (88) 3253.4444 – Crato e (88) 3512.2532 – Juazeiro do Norte

ALDEIA CRATO

Dias 5 e 6/11 – Sensibilização para Arte de Compor Música – “Todo Mundo Cria”
dia 5/11 – Tarde: 16h às 20h
dia 6/11 – Manhã: 9h 12h / Tarde: 15h às 19h horas
Ministrantes: Fefê Gurman, Zé Nigro e Betão Aguiar
Local: SESC

Dinâmicas que vão ampliar o sentido dos participantes para perceber a música e a veia artística corrente em cada um de nós. Dividida em uma parte teórica e uma parte prática, viaja sobre o processo de criação de artistas conhecidos e busca distinguir maneiras diferentes de compor. Comenta também, algumas importantes obras da música brasileira. A oficina prevê a elaboração de um hino para a Mostra com a participação direta dos participantes na criação da letra, da melodia, do ritmo e na produção da faixa para ser tocada durante a Mostra.

Perfil de público: todos os interessados no tema.

De 08 a 09 – 14 às 17 – Oficinas Básicas de Arte
Ministrante: Totonho – Rio de Janeiro/RJ
Local: SESC

A oficina pretende desenvolver aptidões artísticas entre jovens iniciantes na prática de música ou formação de conjunto, oportunizando aumentar o interesse sobre MPB e formas de dinamizar as regras do Ensino/aprendizagem. A oficina vai proporcionar também aulas práticas de percussão, cordas e programação eletrônica a partir de indicadores regionais e internacionais.

Perfil de público: todos os interessados no tema.

De 10 a 14 – 14h às 17h – Processo criativo
Ministrante: Viviane Soledade e Grupos Teatrais
Locais: SESC

A oficina consiste no encontro de dois grupos teatrais que terão como objetivo compartilhar as suas experiências cênicas adquiridas ao longo do tempo e/ou de um trabalho específico. Além da troca de informações entre grupos distintos, a oficina pretende fomentar uma revisão crítica desses processos junto aos integrantes e ao público que estará assistindo.

Público alvo: grupos teatrais que participam da Mostra e platéia formada por pessoas interessadas no assunto.

De 10 a 14 – 14h às 18h – Oficina de Musicalização da Imagem – “A Trilha do Som”
Ministrante: Zé Nigro/Fefê Gurman/Betão Aguiar – São Paulo/SP
Local: SESC

Primeira fase: Conceitos e Princípios técnicos de segmentos profissionais ligados à produção de Trilhas Sonoras no Cinema e na Publicidade Seus Universos de criação e atuação profissional. Vai despertar e aguçar a percepção dos participantes para o papel e a importância que a Música e o Áudio têm na Imagem, mostrando diferentes exemplos em filmes e trilhas conhecidas.

Leitura da trilha do filme “Deus e o Diabo na Terra do sol”
De Glauber Rocha, com trilha sonora de Sergio Ricardo

Segunda fase: Busca desenvolver o potencial artístico dos participantes estimulando a utilização de softwares de música. Aplicando os conceitos vistos na primeira fase em vídeos já existentes, ou sobre idéias criativas do próprio grupo,como Sonorização de Gibis, Rádio Novelas, etc.

Perfil de público: todos os interessados no tema.

De 12 a 15 – 14h às 17h – Corpo Brincante na Dança Contemporânea
Ministrante: Cia Vatá – Fortaleza/CE
Local: Assentamento 2 de Abril

O objetivo dessa oficina é buscar na dança já existente em adolescentes e crianças do Assentamento 10 de Abril, uma conexão com códigos do universo da dança contemporânea e pontes que os façam se reconhecer dentro do universo das danças tradicionais brasileiras com ênfase na dança tradicional nordestina.

Perfil de público: crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 18 anos.

Dias 13 e 14 – 14h às 17h – O Quintal Esquecido
Ministrante: Vento Forte – São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal

Oficina paralela aos espetáculos que oferecem a oportunidade de entrar em contato com os elementos, que vão construindo o movimento do ator a partir das suas mãos, das memórias do fazer e do brincar. Integrando nestas imagens simbólicas gestualidades, e movimentação de objetos, papéis diversos, elementos da natureza e matérias em que podem se identificar os 4 elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.

Perfil de Público: Qualquer pessoa que tenha interesse por criação artística, mesmo sem nenhum conhecimento prévio da área.

De 13 e 14 – 14h às 17h – Dança e Criação
Ministrante: Arquitetura do Movimento / Andréa Jabor – Rio de Janeiro/RJ
Local: SESC

Esta oficina irá introduzir a pesquisa da Arquitetura do Movimento como um caminho para pensar a construção do movimento e do lugar. Apoiados nesses princípios, o objetivo é libertar o corpo para a criação no movimento, ao acessar os vetores de força e direção que atuam entre o corpo, o espaço e o outro. A idéia é investigar como o movimento pode determinar a construção do lugar e o lugar que desejamos construir no tempo-espaço da dança.

Perfil de público: bailarinos, coreógrafos, atores que trabalham pelo movimento, estudantes de dança ou teatro.

De 10 a 15 – 14h às 17h – Engenharia de Som
Ministrante: Buguinha – Rio de Janeiro/RJ
Local: Crato Tênis Clube

A oficina será de produção musical e suas vertentes abordando áudio básico e o áudio e suas culturas pelo mundo, suas mudanças de forma com o passar dos tempos e como esses conceitos se formam acordo com cada região. O que é mito e realidade nessa engenharia.

Perfil de público: todos aqueles que tenham interesse em música.

De 09 a 11 – 9h às 12h – Tudo por uma linha
Ministrante: Zé Tarcísio – Fortaleza/CE
Local: RFFSA

A oficina exercita a criatividade, o trabalho de construção coletiva, a ética, a sociabilidade, sendo a construção de uma teia-reflexão a partir de recortes e colagens. Uma grande instalação penetrável.

Perfil de público: artistas plásticos e todos os interessados em trabalhar com criação artística.

ALDEIA JUAZEIRO

De 09 a 10 – 14h às 17h – Estímulos para Criação do Movimento
Ministrante: Silvia Moura – Fortaleza/CE
Local: SESC

Através de exercícios e jogos trabalhará a criatividade dos alunos para a realização de uma dança cada vez mais parecida com o intérprete. A idéia é trazer à tona movimentações mais ricas e mais aprofundadas, fazendo com que cada aluno se torne um universo criativo. A improvisação dirigida é o motor de criação e elaboração de movimento possibilitando a cada aluno expandir sua forma de criar e elaborar movimentações, a partir de suas vivências pessoais.

Perfil de público: Todos os interessados no assunto.

Dias 9 e 11 – 9h às 17h – Oficina Larvárias
Ministrante: Cia do Giro – Porto Alegre/RS
Local: SESC

Na oficina os integrantes da companhia vão fazer uma demonstração técnica do desenvolvimento do trabalho, apoiada em imagens do processo de criação do espetáculo. A peça é inspirada nas máscaras do carnaval de Basiléia, na Suíça, festa cuja tradição remonta à Idade Média. A peça é inspirada nas máscaras do carnaval de Basiléia, na Suíça, festa cuja tradição remonta à Idade Média.

Perfil de Público: Adultos e adolescentes (a partir dos 15 anos) que já tenham alguma experiência teatral.

Dias 09 e 11 – 09 às 17 – Oficina Bufão
Ministrante: Cia do Giro – Porto Alegre/RS
Local: SESC

O curso conduz à construção do corpo do bufão a partir de deformações físicas, também vai trabalhar com técnicas de triangulação e comunicação com a platéia.

Perfil de Público: Adultos e adolescentes (a partir dos 15 anos) que já tenham alguma experiência teatral

De 12 a 13 – 14h às 17h – Teatro Não Convencional
Grupo: Arquitetura do Movimento / Ricky Seabra – Rio de Janeiro/RJ
Local: SESC

O Workshop busca desvendar dons nos participantes e experimentar integrá-los à contação de história, à criação de imagens, movimento e outras possibilidades dramatúrgicas. A idéia do workshop também é de passar o conceito da arte sem fronteiras, sem as denominações que muitas vezes limitam e travam a expressão artística.

Perfil de Público: Qualquer pessoa que tenha interesse por criação artística, mesmo sem nenhum conhecimento prévio da área.

De 10 a 14 – 14h às 17h – Arte Urbana
Ministrante: Marcelo Monteiro – São Paulo/SP
Local: SESC

Com a intenção de tornar espaços públicos meio de comunicação e informação ao público comum a oficina busca destacar o anti-vandalismo gratuito. A arte marginal como forma de expressão poética e livre, avivando o conteúdo artístico ainda suprimido na cidade pela ausência de meios e mecanismos de comunicação interativos e viáveis.

Perfil de público: todos os interessados no assunto.

De 10 a 14 – 14h às 17h – Roteiro Cinematográfico – Cinema Testimonial Caririense
Ministrante: Felipe Caixeta – Rio de Janeiro/RJ
Local: SESC

Pensada a partir de pesquisas sobre a obra do cineasta boliviano Jorge Sanjinés, a oficina busca fundamentar e possibilitar, entre brincantes da tradição do reisado, apreciadores do folguedo natalino e das artes audiovisuais do Cariri, o aprendizado prático relacionado à confecção de roteiros fílmicos. O objetivo da oficina é a produção do roteiro de um filme testimonial, cujo argumento será lançado pelo ministrante e envolve o universo dos reisados, vivenciado diariamente pelos alunos participantes. O produto final da atividade será assim resultado do aporte da experiência humana e artística dos alunos, que poderão tratar, através da arte, temas e situações de seu cotidiano, bem como desenvolver uma linguagem cinematográfica do Cariri. O roteiro será assinado como criação coletiva e propiciará a gravação do filme em 2009, a ser rodado com elenco selecionado entre e pelos alunos, que também integrarão a equipe de filmagem.
Perfil de público: prioritariamente composto por brincantes do reisado e jovens que participaram da oficina “Cinema Popular Ecológico” promovida no âmbito da Mostra FAUNA (julho/2008) e profissionais do audiovisual.

De 13 a 14 – 14h às 17h – Procedimentos Poéticos da Cena
Grupo: Piollin – João Pessoa/PB
Local: SESC

A oficina visa relacionar e aprofundar diversos conceitos/práticas ligados à interpretação teatral. Especial atenção será dada à relação do ator com o espaço cênico, a representação pós dramática, o texto dramático e o texto cênico.

Perfil de público: atores, estudantes de teatro e interessados em artes cênicas.

ALDEIA NOVA OLINDA

Dias 7 e 8/11 – Sensibilização para Arte de Compor Música – “Todo Mundo Cria”
dia 7/11 – Manhã: 9h às 13h – Tarde: 15h às 19h
dia 8/11 – Manhã: 9h às 13h
Ministrantes: Fefê Gurman, Zé Nigro e Betão Aguiar
Local: Fundação Casa Grande

Dinâmicas que vão ampliar o sentido dos participantes para perceber a música e a veia artística corrente em cada um de nós. Dividida em uma parte teórica e uma parte prática, viaja sobre o processo de criação de artistas conhecidos e busca distinguir maneiras diferentes de compor. Comenta também, algumas importantes obras da música brasileira. A oficina prevê a elaboração de um hino para a Mostra com a participação direta dos participantes na criação da letra, da melodia, do ritmo e na produção da faixa para ser tocada durante a Mostra.

Perfil de público: todos os interessados no tema.

De 10 a 14 – 14h às 17h – Cinema de Animação
Ministrante: Ricardo Juliano – Fortaleza/CE
Local: SESC

Introduzir o grupo no mundo do desenho animado, através da sua maravilhosa história. Demonstrar ao grupo as várias técnicas de artes gráficas e de cinema de animação (desenho animado – 2D), recortes, direto na película, massa de modelar e computação gráfica (3D). Através de vídeos com animações o grupo irá observar de uma forma dinâmica as maneiras como se faz um desenho animado. Estimular a capacidade criativa dos membros do grupo, através de exercícios práticos de Zoetrópio e Flip-book. Técnicas de Elaboração de roteiro e Story-board. Produção de um vídeo.

Perfil de público: todos os interessados no assunto.

De 10 a 15 – 14h às 17h – Música para Criança
Ministrante: Curumim – São Paulo/SP
Local: Fundação Casa Grande

Trabalha a iniciação musical de crianças e jovens participantes da oficina possibilitando o contato com a música por meio de pesquisa, toque, sentido, organização de diferentes sons, timbres, intensidades, alturas, ritmos e melodias.

Perfil de público: crianças interessadas no assunto.

De 10 a 14 – 14h às 17h – Oficina de Rádio – “Desafio no Sertão”
Ministrante: Betão Aguiar – Fortaleza/CE
Local: Fundação Casa Grande

Elaboração de um programa de rádio diário durante a Mostra, onde os participantes aprendem um pouco sobre um dos maiores veículos de comunicação do mundo, elaboram coletivamente o roteiro do programa, participam entrevistando os Mestres e Artistas e aprendem como funciona a Edição e a Montagem de programas gravados, bem como a Dinâmica de programas ao vivo. Tudo isso num encontro entre Mestres Populares do Cariri e Artistas de fora, participantes da Mostra Cariri de Cultura que , em momentos de improviso , conversam , cantam, tocam, relembram seus “causos”, contam histórias e trocam experiências a partir das suas diferentes visões e vivências com a música. Incentivando o resgate e a identificação da Cultura Popular buscando abrir horizontes para a música que se faz hoje e a música que se fará amanhã.

Perfil de público: todos os ouvintes da Casa Grande através de telefone e interessados em participar ao vivo presencialmente.

De 09 a 14 – 10h – Intercâmbio Teatral
Ministrante: Juliana Vieira – Rio de Janeiro/RJ
Local: Fundação Casa Grande

A proposta do intercâmbio é trazer, em pouco tempo, uma breve experiência teatral, que pode surgir apenas dessa louca vontade de conhecimento e experiência. A partir de um texto já existente ou mesmo desenvolvido pelo grupo durante o processo promove-se a vivência em menor escala do processo de uma montagem teatral, englobando todas as áreas importantes envolvidas: Cenografia, figurino, sonoplastia, trilha, iluminação, interpretação e direção.

Perfil de público: Todos que estejam interessados a viver uma nova experiência artística, aplicando-se com disponibilidade e interesse.

0 Responses to “Oficinas da 10ª Mostra”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fotos

Mais fotos

Contato

PROGRAMA CULTURA
SESC Administração Regional
Av. Duque de Caxias, 1701
Centro / Fortaleza - CE
Fone: (85) 3452 9066
Fax: 3452 9065
danejade@sesc-ce.com.br

SESC Fortaleza
Rua Clarindo de Queiroz, 1740
Fortaleza - CE
Fone: (85) 3452 9072

SESC Centro
Rua 24 de Maio, 692 - Centro
Fortaleza - CE
Fone: (85) 3455 2110

SESC SENAC Iracema
Rua Boris, 90 - Praia de Iracema
Fortaleza - CE
Fone: (85) 3452 1242

Centro Cultural
SESC Luiz Severiano Ribeiro
Praça do Ferreira, s/n - Centro
Fortaleza - CE
Fone: (85) 3253 3332

SESC Iparana
Praia de Iparana, s/n
Caucaia - CE
Fone: (85) 3318 4901

SESC Crato
Rua André Cartaxo, 443
Crato - CE
Fone: (88) 3523 4444

SESC Iguatu
Rua 13 de Maio, 1130
Iguatu - CE
Fone: (88) 3581 1130

SESC Juazeiro do Norte
Rua da Matriz, 227
Juazeiro do Norte - CE
Fone: (88) 3512 2532

SESC Sobral
Praça Dep. Fco. Monte, 902
Sobral - CE
Fone: (88) 3611 0954


%d blogueiros gostam disto: